Juventude ativa!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MENSAGEM: É Tempo de Conversão

É Tempo de Conversão

Hoje, com a celebração das cinzas, adentramos a porta de um tempo de oração e conversão chamado de Quaresma. Por esta porta, iniciamos um caminho de conversão e reencontro com Deus.

40 dias podem parecer tão pouco tempo neste ritmo acelerado da vida de quem corre dia após dia atrás de seus anseios, de quem busca a vitória sobre os sofrimentos e as tribulações que afligem seu coração. Mas o que é o tempo? Não seria ele a marca da miséria do homem diante do poder infinito de Deus? O tempo que vivemos diminui a nossa própria vida e é um caminho que nos fará retornar ao pó. E embora a imposição das cinzas no dia de hoje nos faça recordar a miserável e precária condição humana, não é desejo de Deus nos fazer prisioneiros desta condição, mas sim nos convidar a uma mudança interior que nos faça reencontrar a Sua amizade sempre fiel apesar da nossa pequena condição.

A Quaresma é um tempo que nos faz viver a Páscoa não como uma recordação vazia do passado ou uma celebração sem sentido do futuro, ela nos faz de fato experimentar no presente a vitória da vida sobre a morte. O dia do Senhor que parecia estar em um distante futuro tornou-se “hoje”, tornou-se agora: “Este é o tempo favorável, é este o dia da salvação”.

Hoje é o tempo propício para a nossa conversão interior e para nos aprofundarmos nesta experiência de junto a Cristo caminharmos do Jardim das Oliveiras até o Domingo da Ressurreição.

Converter-se não é uma atitude para obter a aprovação e aceitação dos homens, embora nosso processo de conversão deva nos fazer refletir aquilo que somos e que fazemos diante de das pessoas, seja como filho, marido, esposa, namorado, família, amigo… e diante de Deus, é claro.

A verdadeira conversão não nasce pela motivação de status, de aceitação ou de aparência, ela deve brotar da necessidade própria do seu coração em agradar a Deus, sobretudo no serviço e amor a Ele e ao próximo. Por isso, derrame neste tempo o seu coração diante de Deus, deixando de lado a prática religiosa das aparências e descobrindo durante estes quarenta dias o Amor único e inigualável que Ele tem por você.

Desejamos a você uma santa e frutuosa quaresma e que no final dela, tendo nos reconciliado com Deus e com os irmãos, tenhamos a graça de contemplar o Cristo Ressuscitado.

Rogério Feltrin
Rosa de Saron

Nenhum comentário:

Postar um comentário