Juventude ativa!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

LITURGIA |




Quaresma

A Quaresma é momento comemorado pela Igreja Católica e Anglicana que simboliza os preparativos para a Páscoa. Toda quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas que também simboliza o fim do Carnaval. A quaresma termina na quinta-feira santa.

Na verdade a quaresma não dura 40 dias. Ela dura 47 dias. Isto ocorre porque os domingos não são contados. Este número 40 está repleto de simbolismos e significa o número da provação. O número 40 aparece diversas vezes como os 40 dias de dilúvio e os 40 dias de peregrinação dos Judeus pelo deserto quando fugiam do Egito. Jesus também chegou a passar 40 dias no deserto quando sofreu algumas tentações.

Para seguir a quaresma conforme determina a tradição católica é necessário dedicar estes 40 dias para orações, abstinência e caridade.  No caso da abstinência a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos como por exemplo: comer alguma coisa. Depois destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto com aquilo e empregamos na caridade. Isso duraria 40 dias em lembrança ao tempo em que  Jesus ficou sem comer no Deserto pela mesma quantidade de tempo.

Durante a Quaresma é realizado no Brasil a  Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Todos os anos um determinado tema é escolhido para a campanha. Neste ano, a Campanha será ecumênica, ou seja, com participação de outras denominações cristãs do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário