Juventude ativa!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SAÚDE


 
 
Jovens e mulheres na mira da indústria do tabaco

 
A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens. A divulgação dessas idéias ao longo dos anos tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova disso é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. Seduzir os jovens faz parte de uma estratégia adotada por todas as companhias de tabaco visando reabastecer as fileiras daqueles que deixam de fumar ou morrem, por outros consumidores que serão aqueles regulares de amanhã.

Nos arquivos secretos oriundos de documentos internos de grandes empresas transnacionais do tabaco, finalmente revelados durante uma ação judicial movida contra elas por estados norte-americanos crianças e jovens são descritos como "reservas de reabastecimento" e um dos principais alvos estratégicos, devendo se tornar dependentes do cigarro ainda cedo. Além disso, os documentos comprovam que, apesar de a indústria do tabaco se posicionar publicamente de uma forma, suas verdadeiras intenções são completamente opostas. Veja alguns exemplos:

"Eles representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mínimo pelos próximos 25 anos."
J. W. Hind, R.J. Reynolds Tobacco, internal memorandum, 23rd January 1975

"Atingir o jovem pode ser mais eficiente mesmo que o custo para atingí-los seja maior, porque eles estão desejando experimentar, eles têm mais influência sobre os outros da sua idade do que eles terão mais tarde, e porque eles são muito mais leais à sua primeira marca."
Escrito por um executivo da Philip Morris em 1957


fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/

Um comentário:

  1. É duro ver amigos, parentes, conhecidos, em fim... Dependentes do tabaco. O cigarro é droga. Uma droga permitida pela sociedade (assim como a bebida). Mas mesmo que sendo permitida na sociedade, o tabaco causa muito mais problemas de saúde e deformações pelo corpo.
    Diga NÃO ao cigarro!
    Nos jovens, temos que lutar por uma sociedade saudável nas próximas gerações.

    É fato que nossa geração (85' a 95') daqui a uns 30 anos, grande parte, terão problemas de saúde.

    Que Deus derrame sua unção na vida de cada um, para termos cada vez mais, pessoas saudáveis (fisicamente e mentalmente).

    À paz do Senhor!!

    ResponderExcluir