Juventude ativa!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

JÁ NEWS!

 
Segredo da comunicação católica: a pessoa que está por trás do teclado

Arcebispo do Rio de Janeiro comenta mensagem do Papa para dia das comunicações

RIO DE JANEIRO, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, considera que “o grande segredo de toda comunicação católica é a pessoa que está por trás do teclado, da câmera, do microfone, da direção”.

Se essa pessoa “tiver princípios cristãos, todo o trabalho será de utilidade para a vida humana com dignidade”, afirma, em artigo enviado a ZENIT ontem.

Dom Orani comenta a mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial das Comunicações (16 de maio), que trata da evangelização no mundo digital.

“Bento XVI pede aos sacerdotes que lancem mão dos meios modernos de comunicação, principalmente daqueles que nos últimos anos conheceram uma larga difusão, como a internet, a fim de que a mensagem de Jesus Cristo possa difundir-se de modo eficaz no mundo contemporâneo”, recorda o arcebispo.

Segundo Dom Orani, os homens, “que cada vez mais se valem dos novos meios de comunicação, devem ouvir, através deles, também o anúncio de Deus e do seu Filho amado, nosso Redentor”.

O arcebispo cita o Papa: “a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que ‘Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros’”.

Recorda o desafio lançado pelo pontífice, de que os homens de Deus desenvolvam e coloquem em prática “uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequada mente o futuro”.

A Igreja – afirma Dom Orani –, “com seus sacerdotes, deve levar a sério as palavras do Santo Padre”. “O êxito de sua missão evangelizadora depende, em parte, de seu empenho efetivo no campo dos modernos meios de comunicação, este vasto horizonte missionário que nos foi aberto”.

No entanto, o arcebispo adverte que os sacerdotes estão conscientes de que o anúncio através dos novos media “não substitui, de maneira alguma, o contato pessoal e a vida comunitária do Povo de Deus”.

Quando a Igreja anuncia a Palavra de Deus, presta um “grandíssimo serviço à cultura”. Os sacerdotes – considera Dom Orani –, “valendo-se da nova ‘ágora’ dos tempos atuais, os novos media, contribuirão de modo decisivo para o incremento da cultura e o engrandecimento do homem de hoje”.

“Os novos meios de comunicação constituem, na verdade, como bem disse Bento XVI, um ‘continente digital’, um amplo continente que está a reclamar a presença do anúncio salvífico. Avancemos para as águas mais profundas”, convida o arcebispo do Rio.

(Alexandre Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário