Juventude ativa!

domingo, 31 de janeiro de 2010

JÁ NEWS! |

Suicídio assistido é apoiado por quase 75% dos britânicos

da Efe, em Londres 

O suicídio assistido de doentes terminais é apoiado por 73% dos britânicos, segundo uma pesquisa da rede BBC. Quase três de cada quatro entrevistados acham aceitável que um parente ou amigo ajude um ente querido em estado terminal a se suicidar. No entanto, o apoio à prática caiu para 48% quando se perguntou às mesmas pessoas se esse tipo de eutanásia era aceitável caso a pessoa não estivesse em fase terminal. 

Os resultados da pesquisa foram divulgados em um programa da BBC no qual foi entrevistada uma britânica recém-absolvida da acusação de assassinato por ter ajudado a filha a morrer.
Kay Gilderdale admitiu no tribunal que ajudou no suicídio assistido da filha, Lynn, 31. Diagnosticada com encefalomielite miálgica, a mulher vivia na cama desde os 15, fora hospitalizada mais de 50 vezes devido a vários problemas de saúde e tinha comunicado expressamente à mãe o desejo de morrer. "Sei que fiz o que tinha que fazer por Lynn. Finalmente, ela está livre e em paz, que é o que queria. Faria tudo de nove, fossem quais fossem as consequências", disse Gilderdale. 

Ao contrário do ocorrido com essa mãe, outra britânica, chamada Francis Inglis, 57, foi condenada este mês a nove anos de prisão por ter matado o filho com uma dose letal de heroína. Nesse caso, o paciente teve traumatismo craniano ao pular de uma ambulância e estava em estado vegetativo havia mais de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário