Juventude ativa!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

JÁ NEWS!


 
Porto Príncipe devastada: por toda parte, gritos e escombros

Dramáticas declarações do núncio no Haiti

PORTO PRÍNCIPE, quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- O núncio apostólico no Haiti, Dom Bernardito Auza, faz um dramático relato da situação em Porto Príncipe.

“Porto Príncipe está totalmente devastada. A catedral, o arcebispado, todas as grandes igrejas, todos os seminários caíram. O pároco da catedral, que se salvou, me disse que o arcebispo de Porto Príncipe teria morrido junto com centenas de seminaristas e sacerdotes que estão debaixo dos escombros”, disse a Fides.

O arcebispo prossegue: “o Palácio Nacional caiu. Esta manhã fui expressar meus sentimentos e solidariedade ao Presidente da República, que se salvou porque estava fora com a família. A sua casa primada ficou completamente destruída”.

“Todos os ministérios, excluído o da cultura foram destruídos pelo terremoto. O parlamento com seus senadores, as escolas com as crianças, os supermercados todos reduzidos a pó.”

Segundo o núncio, o quartel-general de Minustah (sede da ONU para ajuda ao Haiti) “se reduziu a pó e centenas de pessoas estão debaixo dos escombros, inclusive o chefe da delegação Hedi Annabi, me falou das pessoas que moram de frente ao quartel general”.

O núncio percorreu como pôde a cidade devastada e narra a Fides: “voltei esta manhã. Encontrei sacerdotes e religiosas pelas ruas, sem casas. O reitor do Seminário se salvou e também o decano dos estudos, mas os seminaristas estão sob os escombros”.

“De todo lugar se ouve grito de pessoas que estão sob os escombros. O Cifor – Instituto de estudos para os religiosos e as religiosas – desabou com os estudantes dentro que participavam de uma conferência.”

“Na nunciatura não se verificou nenhum ferido, mas todos estão chocados. Várias coisas quebradas, inclusive o taberbáculo. Muitas famílias das pessoas que aqui trabalham morreram e suas casas foram destruídas.”

Segundo Dom Bernardito Auza, todos pedem ajuda. “Teremos problemas em relação a água e comida daqui a pouco. Não podemos entrar ou estar muito dentro da casa porque a terra continua tremendo, assim estamos acampados no jardim”.

Pior desastre


O chefe de emergências da Cáritas Haiti, Joseph Jonides Villarson, afirmou que se trata do “pior desastre” que o país já viveu.

“Muitas pessoas morreram em Porto Príncipe. Seus corpos jazem por todas as partes sobre as ruas da capital. Muita gente continua ainda debaixo dos escombros. Os hospitais estão lotados de feridos”, disse. O risco de epidemia, segundo ele, é máximo.

O presidente da Cáritas Internacional, cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, fez um apelo à comunidade internacional “a somar todos os esforços para ajudar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário