Juventude ativa!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

JÁ NEWS!


30 mil jovens europeus reunidos em encontro na Polônia


Da Redação, com Comunidade Taizé


Cerca de 30 mil jovens de toda a Europa estão reunidos no 32º Encontro Europeu de Jovens até sábado, 2, em Poznan, na Polônia. O evento, que teve início na última terça-feira, 29, é promovido pela Comunidade de Taizé desde 1978.

Este ano, irmão Alois, membro da Comunidade, entregará aos jovens uma "Carta da China" onde destaca a perseverança e fidelidade dos cristãos chineses.

Irmão Alois mantém uma proximidade com os cristãos da China há mais de 20 anos e acaba de retornar de uma viagem de três semanas ao país. Como sinal de amizade, a Comunidade Taizé, através da "Operação Esperança", está distribuindo um milhão de Bíblias em chinês.

Na carta, irmão Alois conta que a fé entre os cristãos deste país é muito dinâmica. "Houve várias pessoas que nos falaram sobre o sofrimento que os seus pais ou os seus avós atravessaram por causa da fé. Encontrámos cristãos que, no seu humilde lugar, contribuem ativamente na construção do futuro do seu país. Na Província de Sichuan, por exemplo, depois do grande tremor de terra de 2008, alguns foram ajudar no auxílio às vítimas e ainda lá se encontram, sendo a sua presença muito apreciada pela população local".

Esta é a quarta vez que o encontro acontece na Polônia. Anteriormente, aconteceu em Wroclaw (1989 e 1995) e em Varsóvia (1999). Além disso, cidades como Paris, Barcelona, Londres, Roma, Praga, Viena, Munique, Budapeste, Milão, Lisboa, Zagreb, Genebra e Bruxelas também já sediaram o evento.

Peregrinação de Confiança

Nos encontros europeus, os jovens inscrevem-se em uma "Peregrinação de Confiança através da Terra", iniciativa lançada há trinta anos pelo fundador da Comunidade de Taizé, irmão Roger.

Depois de Poznan, a próxima etapa da "Peregrinação de Confiança" será nas Filipinas, de 3 a 7 de Fevereiro de 2010.

Para o irmão Roger, era essencial não organizar um movimento em torno da comunidade. Pelo contrário, depois de participar em um dos encontros da "Peregrinação de Confiança" através da Terra, cada um é convidado a regressar a sua casa e partilhar aquilo que descobriu e compreendeu do Evangelho; e a fazê-lo com uma crescente consciência da vida interior que o habita e dos gestos concretos de solidariedade que pode pôr em prática, no seio da sua própria comunidade. Em vários países, há jovens que se reúnem frequentemente para rezar com cânticos de Taizé, mantendo sempre o contato com a realidade da igreja local.

Sempre que o acolhimento em Taizé o permite, os irmãos partem para visitar estes jovens, para os apoiar na sua caminhada. Estes encontros são como que pequenas etapas da Peregrinação de Confiança, que tornam possível aprofundar em conjunto um compromisso na Igreja e visitar igrejas locais.

Os irmãos desejam apoiar esta procura de paz e reconciliação, onde quer que ela exista. Desta forma, a Peregrinação de Confiança parece espalhar-se mais e mais, "até aos confins da terra" (Atos 1.8).
 
fonte: http://noticias.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário