Juventude ativa!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CULTURA





 Guarapari contará com mostra audiovisual de verão







Verão, dias de sol e calor, praia, sombra e água fresca... No mês de janeiro, o litoral de Guarapari se transforma no porto seguro de quem procura descansar e repor as energias para o ano que vem chegando. Por que não aproveitar esse clima e cenário para curtir um cineminha? Nesta temporada de verão, além das mais que tradicionais praias, dos pratos à base de frutos do mar e da vida noturna nos bares e boates, a cidade conta com a Mostra Cinema é a sua praia. Trata-se de um calendário de exibições audiovisuais que acontece nos dias 20, 23, 27 e 30 de janeiro, a partir das 20h, na Praia do Morro, em frente ao Marlim Azul. As sessões são todas abertas ao público. Basta trazer sua cadeira de praia e curtir!


A Mostra Cinema é a sua praia é uma realização do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) e contará com a exibição de animações e de curta-metragens capixabas. Serão quatro sessões, sempre às quartas-feiras e aos sábados. As produções da mostra foram, em sua maioria, realizadas por jovens. São documentários e ficções que tratam de temáticas juvenis ou de manifestações da cultura capixaba. Na sessão do dia 30 de janeiro, que começa a partir das 21h, serão exibidas obras de realizadores de Guarapari, entre elas, algumas produções do diretor de cinema trash Rodrigo Aragão.


De acordo com o coordenador de Comunicação e Informação do PRCJ, Orlando Lopes, o objetivo da Mostra é fazer com que moradores e turistas tenham acesso a uma produção audiovisual diferenciada e estimular os jovens a conhecerem e participarem do PRCJ. “Também esperamos que, após a temporada de férias, os moradores sintam-se estimulados a realizarem atividades cineclubistas. Assim essa ação repercutirá para além das quatro sessões”, diz Orlando.


A Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SECTUR), o Instituto Marlin Azul, o Grupo de Estudos Audiovisuais da Ufes (Grav) e a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo (ABD&C-ES) são parceiros do PRCJ na realização da Mostra Cinema é a sua praia por meio da liberação e concessão de espaço físico, de acervo de obras audiovisuais e de equipamentos para a projeção. O PRCJ, lançado em novembro de 2009, visa executa ações de uma política cultural específica para a população jovem do Estado. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) em parceria com o Instituto Sincades e sob a execução da Ong Universidade Para Todos.


Além de ações de difusão cultural, como a Mostra Cinema é a sua praia, o PRCJ também realizará encontros culturais, mostras artísticas e um festival cultural em 2010. O Programa objetiva estimular o surgimento de novos grupos e talentos artísticos por meio da concessão de bolsas e recursos para a constituição de núcleos de criação, e do reconhecimento de instituições que promovem a aproximação entre a juventude e a cultura em todo o Estado.


A programação completa e a cobertura da Mostra Cinema é a sua praia podem ser acessadas no Portal Yah! (www.portalyah.com.br). Lá, também estão disponíveis informações mais detalhadas sobre as ações do Programa Rede Cultura Jovem. Não deixe de conhecer essa rede de visibilidade, valorização e articulação da cultura capixaba!
 O projeto é uma iniciativa do Programa Rede Cultura Jovem, que promove a Mostra Cinema é a sua praia com exibição de obras audiovisuais que se destacaram em festivais e mostras capixabas.


SERVIÇO

O quê: Mostra Cinema é a sua Praia do Programa Rede Cultura Jovem
Quando: dias 20/01, 23/01, 27/01, a partir das 20h, e dia 30/01, a partir das 21h
Local: Praia do Morro (em frente ao Marlim Azul), em Guarapari
Outras informações: www.portalyah.com.br



PROGRAMAÇÃO MOSTRA CINEMA É A SUA PRAIA 




20/01 - 20h - Sessão 1

Animações – 15’
Seu Brilhantino (de Ériton Bernardes Berçaco / documentário /16’ / ES)
No Olho da Rua (de Luiz Eduardo Neves / documentário / 19’20” / ES)
Máicou Diéquison (de Ramon Zagoto e Natanael de Souza / ficção / 8’50” / ES)
Moqueca só Capixaba, o Resto é Peixada (de Gustavo Moraes / documentário / 30’ / ES) 
23/01 - 20h - Sessão 2
Animações – 15’
A música da minha vida (dos alunos do Projeto Vídeo nas Comunidades Ima.Doc / documentário / 15’ / ES)
A dois passos do paraíso (de Alan Russel Waine Gontijo / ficção / 15’42” / TO)
As últimas responsadeiras (de Patrick Camporez Mação / documentário / 8’05” / ES)
São Pedro X - Os Hoffman Bikers (dos alunos do Projeto Vídeo nas Comunidades Ima.Doc / documentário / 14’ / ES)
Hochtijd – Casamento Pomerano (de Jorge Kuster Jacob e Adriana Jacobsen / documentário / 30’/ ES)
27/01 - 20h - Sessão 3
Animações – 15’
Paixão e Alegria (de Adner de Almeida Sena / ficção / 10’49” / MG)
O sonho de Loreno (de Alana Rosa Batista Almondes / documentário / 16’20” / ES)
Airmetica Suprasubstancial (de Dalmo Rogério e Gustavo Senna / documentário /60’40” / ES)
30/01- 21h - Sessão 4
Animações – 15’
Pé redondo (de Maurício Júnior / documentário / 23’/ ES)
Peixe Podre II (de Rodrigo Aragão / ficção / 20’ / ES)
Ive (de Maurício Júnior / ficção / 11’ / ES)
Chupa Cabras (de Rodrigo Aragão / ficção / 20’ / ES) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário