Juventude ativa!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

REUNIÕES




Na nossa última reunião fomos surpreendidos por este tema tão diferente. Surgiram discussões e pudemos analisar cada um dos itens que podem destruir um grupo de jovens. Claro que nunca iremos seguir estes exemplos, mas servem para nós auto avaliarmos nossa existência dentro de um grupo, e poder melhorar aquilo que fazermos que não contribuem para um crescimento sadio do mesmo. Analisem cada um dos tópicos, que podem facilmente ser atribuídos também a qualquer agrupamento, seja ele nossa comunidade, bandas e até mesmo nosso ambiente de trabalho.

1- Não frequente o grupo de jovens, mais quando for lá, procure algo para reclamar. Com certeza você sempre vai encontrar. Fique de olho! Explore.

2- Ao comparecer a qualquer atividade dedique-se a encontrar falhas nas pessoas. Veja se o coordenador, ou qualquer outra pessoa estão fazendo as coisas corretas, segundo o seu ponto de vista. Se achou que encontrou falhas neles, espalhe para os outros, critique de verdade. Agora, quanto às coisas boas que fazem, não comente nada, não elogie, fique na sua, em absoluto silêncio.

3- Nunca aceite uma missão, compromisso ou incumbência alguma; lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar.

4- Se o coordenador ou qualquer outra pessoa pedir sua opinião sobre qualquer assunto, responda que não tem nada a dizer, e depois espalhe como deveriam ser as coisas, na sua "opinião".

5- Não faça mais do que absolutamente o necessário, porém, quando o coordenador ou qualquer outra pessoa estiverem trabalhando com boa vontade e interesse que tudo corra bem, afirme que o seu grupo está sendo dirigido e dominado por um "grupinho".

6- Se você for convidado para qualquer cargo, simplesmente seja esperto e recuse. Alegue que você não tem tempo, e depois critique com a seguinte afirmação: "esta turma quer sempre mandar no grupo, e eu sou uma pessoa democrática, sou diferente deles, eu me preocupo com os outros e com o grupo".

7- Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com o coordenador, ou qualquer pessoa do grupo, procure vingar-se fazendo acusações e divulgando supostos "erros" por eles cometidos. Não será difícil, pois este pessoal está cheio de falhas humanas.

8- Sugira, insista e cobre a realização de cursos, palestra, encontros, reuniões, mas quando forem realizadas, não se inscreva, nem compareça.

9- Se você receber questionários solicitando sugestões, e se a coordenação não "adivinhar" suas idéias e pontos-de-vista, critique e espalhe a todos dizendo que você é ignorado e que não te dão a menor importância.

10- Fale dos outros o máximo que você puder, mesmo que não seja verdade. E quando falarem de você, fique cheio de melindres, leve as críticas pelo lado pessoal e procure se afastar do grupo.

11- Caso você esteja responsável por alguma atividade do grupo, tente sempre impor as suas idéias, não abra exceções, seja autoritário, rígido e fanático. Se tentarem mudar a sua opinião, apele ou diga que "existe um momento para cada coisa", ou ainda, faça de conta que nem ouviu.

12- Com o passar dos tempos procure formar um grupo de pessoas que têm as mesmas idéias que as suas, e aos poucos tentem influenciar a coordenação do grupo a fazer do modo que vocês querem e não da maneira deles. Afinal de conta, quem manda neste grupo!?

13- Seja um exemplo de cristão "dentro" do seu grupo, dizendo palavras que confortam, proibindo as coisas que não estão de acordo com as leis de Deus, seja um verdadeiro "anjinho". Mas quando estiver fora do grupo, viva a vida da maneira que bem entender, aja como se fosse do "mundo".

14- Após tudo isso, quando seu grupo não tiver mais reuniões, encontros, trabalhos de evangelização, etc...etc...Estufe o peito e diga:

EU NÃO DISSE QUE ISSO IA ACONTECER?

Um comentário:

  1. è preciso estarmos sempre em sintonia com o proximo, e nada melhor q escutar as opnioes.
    maSSa

    ResponderExcluir