Juventude ativa!

sábado, 19 de dezembro de 2009

JÁ NEWS!


 
 
Mangás ganham prêmio católico na França

O prêmio 2010 dos quadrinhos cristãos de Angulema (França) foi concedido, depois de três rodadas de escrutínio, a dois mangás: O MessiasA Metamorfose, de Kumai Hidenori e Kozumi Shinozawa.
 
O termo “mangá” é a palavra japonesa que designa a historieta em geral e fora do Japão é usado para referir-se ao estilo peculiar de elaborar quadrinhos desse país.
 
O júri, composto por 7 pessoas e presidido por Dom Bernard Podvin, diretor de comunicação da Conferência Episcopal da França, sublinhou que “a audácia do roteirista e da desenhista é ter sabido captar a história mais extraordinária jamais contada, protagonizada pelo homem mais polêmico que viveu na terra, transmitindo a mensagem cristã a outra cultura”, sublinha um comunicado.

A desenhista Kozumi Shinozawa nasceu em 1970. Batizada em junho de 2004, seus trabalhos se caracterizaram pela influência cristã a partir de 2005.

Além disso, concedeu-se uma menção especial a Starets Silouane, da belga Gaëtan Evrard. A história relata a vida de Syméon Ivanovitch Antonov, que entrou em 1892 no mosteiro russo de São Pantaleão do Monte Atos.

“Tornou-se monge sob o nome de Silouane e lá levou, até sua morte, em 1938, a vida aparentemente ordinária de um simples monge. (…) Na verdade, o starets (guia espiritual) Silouane é uma autêntica testemunha de Cristo. Um espiritual do nosso tempo.”

No dia 26 de novembro de 1987, foi canonizado pelo Patriarcado de Constantinopla.

O prêmio 2010 e esta menção especial serão entregues no próximo dia 28 de janeiro, na igreja de São Marcial de Angulema.

MANGÁS
Os mangás, quadrinhos de origem japonesa, não são feitos só para crianças ou jovens com parece a primeira vista, mas para um público consumidor bem mais amplo, que inclui até adultos.

Existem estilos de Mangás para meninos ( shounem), meninas ( shoujo), homens jovens ( seinem), adultos ( gekijá), não necesariamente eróticos e josei para mulheres, dentre outros… Existem também mangás pornográficos, eróticos, homossexuais masculinos e femininos, dentre outros..
 

Como se vê, tem de tudo. Para nós, como cristãos, o estilo- mangá- em sí não tem problema. Surgem problemas de incoerência com nossa fé, no entanto, a leitura de alguns estilos claramente antievangélicos e, mesmo nos estilos mais neutros, com a absorção de conceitos e visões do mundo embutidos nas histórias que agridem nossos valores e fé Católica.

 Parece uma bobagem…  mas a fé vivida de forma madura exige sempre esse posicionar-se diante de nossa cultura, devido a perca de referências da verdade e de uma saudável visão do homem, que deve gerar em nós esse ” observar tudo e reter o que é bom”, bom aqui entendido não apenas o que é bom para meu conceito de bondade mas  o mais próximo possível do conceito cristão de bondade e de verdade. É ser sábio e inteligente discernir aquilo que lemos, com prudência, sem neuroses mas sem ingenuidades.

Alguns se sentem quase que ofendidos quando se fala disso como se a ” atitude permanente de discernimento e vigilância ” não fizesse parte de nossa vivência em um mundo tão carente de referências como o nosso.


Nossa cultura é “frenética” e todos os dias surgem “novidades” que requerem de nós um posicionar-se, tranquilo e firme, para não sermos apenas “mais um” que vai aceitando tudo, como se nossa mente e inteligência fossem latas de lixo.
 
Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário