Juventude ativa!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SAÚDE


 
 
Dieta saudável



Quer perder peso e ficar em forma? Ótimo. Mas antes de começar uma dieta é importante entender um pouco sobre nutrição, pois grande parte do sucesso de um regime alimentar orientado para a parda de peso depende da mudança nos hábitos alimentares. Vale a pena conhecer um pouco sobre os grandes grupos de alimentos e suas características. Nem sempre somente contar o número de calorias ingeridas durante um dia é tudo o que importa numa dieta. 

É fundamental manter o equilíbrio para perder peso com saúde. Esse é a parte mais importante: ficar em forma é um belo objetivo a ser perserguido. Sabemos que o excesso de gordura pode causar doenças sérias, mas sempre tenha em mente durante um regime que uma alimentação equilibrada irá garantir a perda de peso sem prejudicar sua saúde. Aqui você encontra algumas dicas e orientações básicas para uma dieta bem sucedida. Navegue e aprenda o fundamental para alcançar seus objetivos de redução de peso de forma saudável.


Os valores são calculados aproximadamente:

Big Mac - 1 unidade - 590 calorias
Batata frita - porção média - 310 calorias
Refrigerante normal - 1 lata - 130 calorias
Diet ou light - 1 lata - 1 caloria
Brigadeiro - 1 unidade - 40 Kcal
Pipoca - 1 xícara de chá - 55 calorias
Pastel de carne - 1 unidade - 200 Kcal
Bolinho de arroz - 1 unidade - 72 Kcal
Amendoim - 20 gramas- 100 kcal
Batatas fritas - pacote - 415 Kcal
Pizza de mussarela - 1 fatia - 331 Kcal
Pizza de atum - 1 fatia - 309 Kcal
Bolo de chocolate - 1 fatia - 148 Kcal
Macarrão instantâneo - 1 pacote - 380 Kcal
Sorvete de chocolate - 1 unidade - 111 Kcal
Balas de caramelo - 1 unidade - 21 Kcal
Chiclete - 1 unidade - 19 Kcal
Barra de cereal - 80- calorias
Sucrilhos - 1 prato - 110 Kcal
Pão de queijo - 1 unidade - 75 calorias

Quando os filhos chegam à adolescência, muitos pais abrem mão de uma de suas responsabilidades: a de cuidar para que se alimentem direito. Fazem isso convictos de que não há mesmo remédio, visto que jovem só come porcaria. Não é bem assim. Um estudo realizado com alunos de 12 a 18 anos das escolas públicas de São Paulo concluiu que eles comem o mesmo que os adultos, só bebem mais refrigerantes. Outra pesquisa, da Universidade Federal de São Paulo, mostra que os adolescentes de classe média consomem muita gororoba gordurosa na escola, mas fazem as refeições principais em casa. Arroz, feijão, carne e salada, a típica comida doméstica, são uma boa combinação de nutrientes. Na média, um adolescente vai à lanchonete (para engolir a bomba calórica hambúrguer-refrigerante-batata frita) três vezes por semana. Os médicos consideram esse consumo alarmante quando ultrapassa quatro vezes por semana.

Não se deve, em princípio, olhar com horror para o hambúrguer com fritas. No auge do crescimento, entre os 12 e os 15 anos, um jovem pode consumir sem susto 10% mais de calorias diárias que o indicado para um adulto. "O adolescente usa a energia do hambúrguer para esticar, enquanto o adulto certamente vai crescer para os lados", diz o médico Maurício de Souza Lima, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso significa que tudo vai bem com os hábitos alimentares da juventude? Também não é bem assim. A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou nos últimos trinta anos e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. A culpa é da vida sedentária e do excesso de comida industrializada, rica em farináceos e gorduras, sobretudo entre a população mais pobre. O efeito perverso do engordamento precoce é o aumento das doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2.

A geração atual é provavelmente a mais preocupada com comida saudável de todos os tempos. Está em alta ser vegetariano, eliminar a carne vermelha do cardápio e preferir produtos com o rótulo diet. Nesse estilo também vale a regra do bom senso: excessos fazem mal à saúde. Quanto mais variada, mais saudável é a alimentação. O maior perigo mora nos maus hábitos, que tendem a se perpetuar. A comida gordurosa não faz mal para quem está crescendo. Mas, com o fim da adolescência, o metabolismo desacelera e o corpo pára de queimar calorias com a mesma eficiência. Se um jovem adulto continuar a comer a mesma quantidade de comida da época de adolescente, será inevitável que fique gordo.


Fonte: http://www.vilaboadegoias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário