Juventude ativa!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LITURGIA


Posições do corpo
 
Os gestos são importantes na liturgia. Nosso corpo também "fala" através dos gestos e atitudes. Durante toda a celebração litúrgica nos gesticulamos, expressando um louvor visível não só a Deus mas também a todos os homens.

Quando estamos sentados, ficamos em uma posição confortável que favorece a catequese, pois nos dá a satisfação de ouvir evitando o cansaço; também ajuda a meditar sobre a Palavra que está sendo recebida.


Quando ficamos de pé, demonstramos respeito e consideração, indicando prontidão e disposição para obedecer.


Quando nos ajoelhamos ou inclinamos durante a missa, declaramos a nossa adoração sincera a Deus todo-poderoso, indicando homenagem e, principalmente, total submissão a Ele e à sua vontade.


Quando levantamos as mãos, demonstramos nossas súplicas e nos entregamos a Deus; é a atitude dos orantes.


Ao juntarmos as mãos, mostramos confiança e fé em Deus.


Tão importante quanto a posição do corpo na hora da consagração, é termos plena consciência de que estamos diante do mais belo e profundo Mistério, isto é, o Sacrifício de Cristo na Cruz tornando novamente presente de forma incruenta, porem real, diante de nossos olhos. Os gestos corporais durante a celebração são exatamente a expressão daquilo que estamos vivenciando.

No momento da consagração, ao invés de ajoelhar-se, pode-se também fazer uma profunda inclinação com a cabeça. O que não pode acontecer é permanecer indiferentes ao que esta acontecendo la no altar. Mas sempre que pudermos devemos ficar de joelhos.

fonte: Apostila "Noções de Liturgia" - Com. Santa Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário