Juventude ativa!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

JÁ NEWS!





Campanha da Fraternidade quer resgatar o ser no lugar do ter

Priscilla Thompson
ppessini@redegazeta.com.br




No próximo ano, a Campanha da Fraternidade pretende resgatar o ser no lugar do ter, levando os fiéis uma reflexão sobre o consumismo desenfreado e o uso que fazemos do dinheiro. Pela terceira vez, a campanha será ecumênica e, agora, terá como tema “Economia e Vida”. Com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, o Conselho Nacional de Igrejas Cristão do Brasil (CONIC) pretende discutir assuntos como cultura do consumismo e fraternidade e economia.

A campanha será lançada em todo o país no dia 21 de fevereiro. O coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, padre Kelder José Brandão Figueira, explica que o objetivo é discutir a atual lógica do mercado. “Hoje, a sociedade quer o lucro, o acúmulo, o consumo desmedido e o prazer imediato. É uma lógica que relativiza as relações humanas, coloca o ser humanos em segundo plano e faz o bem comum perder o sentido”, afirma.

Violência
Para Kelder, a exclusão social e a violência também são fruto do atual modelo econômico. “Como podemos explicar, por exemplo, que a renda per capita no nosso Estado esteja aumentando, sendo que a violência também aumentou? Alguma coisa está errada. Acreditamos que o caminho está no desenvolvimento da economia solidária e, por isso, apoiamos e organizamos cooperativas e associações que visam a uma economia voltada para a valorização da sociedade”, diz.

Desde 1995, segundo Kelder, a Igreja Católica tem abordado o tema da economia na Campanha da Fraternidade de forma transversal. “A intenção agora é retomar esse tema de forma mais abrangente e precisa, fazendo com que as pessoas parem para pensar nos seus atos”, afirma.


SERVIÇO
Tema: Economia e Vida
Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)
Organização: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que é composta pelas seguintes Igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Siriana Ortodoxa de Antioquia
Lançamento: 21 de fevereiro de 2010 
União: Pela terceira vez, a campanha será ecumênica 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário