Juventude ativa!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

JÁ NEWS!

Pastoral juvenil: desafio para América Latina

Reflexões durante um encontro realizado na Bolívia

COCHABAMBA, quarta-feira, 4 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Representantes de 20 países na América Latina participaram do XVI encontro latino-americano de responsáveis nacionais da Pastoral Juvenil, que se realizou na cidade de Cochabamba na Bolívia, de 25 a 30 de outubro.

Agentes pastorais, entre leigos, religiosos e sacerdotes, reuniram-se para falar sobre os jovens discípulos missionários para a vida evangelizadora do continente latino-americano.

“A Igreja nos convidou a assumir uma atitude permanente de conversão pastoral, que implica escutar com atenção e discernir o que o Espírito está dizendo”, afirma a mensagem final do encontro.

Durante a reunião, os participantes sugeriram o esquema ver, julgar e agir para buscar políticas que facilitem e façam mais fecunda a pastoral juvenil na América Latina.

“A vida dos jovens esteve no centro de nosso encontro, assim como no centro de nossa Igreja, que renovou uma vez mais sua opção por eles.”

Durante estes dias de trabalho, os participantes puderam constatar os sinais de vida e de morte em três dimensões fundamentais: a juvenil, a eclesial e a social.

“Descobrimos como, na leitura orante da Palavra, o Senhor nos segue explicando sua presença em nossa história. Ele continua convidando os jovens a ser seus discípulos missionários nas circunstâncias atuais”, assinala o documento.

Durante o encontro, os participantes enfatizaram a importância de realizar missões permanentes de evangelização com os jovens: “queremos que este compromisso manifeste-se em gestos concretos de missão e serviço que sejam reflexo da ação do Ressuscitado em nossa vida”, diz a mensagem final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário