Juventude ativa!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

LITURGIA


Liturgia da Palavra

É a liturgia da palavra à qual se se­gue a partilha e a comunhão do pão. São duas mesas que alimentam a fé dos fiéis cristãos. A liturgia mais antiga da Santa Missa começava com a iniciativa da Palavra de Deus, que o povo ouvia em silêncio e dava sua resposta de como pôr em prática a mensagem ouvida.

É importante que a Celebração da Eucaristia dê destaque a este momento da mesa da palavra, que deve ter lu­gar especial, distinto do lugar onde acontecem as exortações e os avisos eventuais. Quem proclama a Palavra deve ter a consciência deste fato por uma leitura clara, pausada e feita com arte para ajudar a compreensão da mensagem. O Salmo responsorial e a aclamação ao Evangelho deve­riam ser cantados, pondo em realce este momento culminante na Santa Missa.

Está ficando cada vez mais co­mum nas comunidades cristãs, o sacerdote fazer breve comentário das leituras bíblicas. São Gregorio Magno, grande leitor da Palavra de Deus, dizia que era neste momento da participação comunitária, após a leitura, que ele conseguia penetrar mais profundamente o texto coloca­do diante dos irmãos.

A Comunidade Salesiana de Lorena aprendeu com o Padre Jonas Abib a prática deste comentário das leituras bíblicas. A homilia, mais que comentário, deve provocar na comunidade o desejo de assumir as exigências da Palavra – na conversão do coração e no seguimento de Jesus Cristo –, car­regando a própria cruz, se preciso for.

O Creio, que se segue à Palavra de Deus, faz parte deste momento bíbli­co como adesão da fé às mensagens da Palavra proclamada. A oração dos fiéis eleva a Deus os pedidos em favor da comunidade ali orante e do mundo inteiro. Durante 3 anos seguidos (Ano A, B e C), os cristãos podem ler toda a Bíblia nos seus trechos ou fatos mais importantes nas missas do­minicais. Um tesouro a alimentar a vida cristã.

fonte: Canção Nova

2 comentários:

  1. é preciso tomar cuidado com esse tipo de texto, a canção nova nao é fonte segura quando se trata de liturgia... e nao se pode esquecer que o comentario ai descrito é nada mais que a homilia ou a partilha da palavra... procure um formador conceituado, Padre Luiz Baronto, Dom Geraldo Lirio Rocha, Ione Busty dentre outros...

    ResponderExcluir
  2. Acho a Canção Nova uma ótima fonte, e grande responsável pela conversão e premanência de muitos católicos na Santa Igreja.

    ResponderExcluir