Juventude ativa!

sábado, 17 de outubro de 2009

JÁ! NEWS!

Começa hoje o Horário de Verão

Fique de olho no relógio porque a meia-noite deste sábado (17) começa o horário de verão. Os relógios de alguns estados do País devem ser adiantados em uma hora e a medida vai até a meia-noite de 20 de fevereiro do próximo ano.

O Governo espera que a redução de energia alcance até 5% nos horários de pico de consumo e a economia durante o período poderá chegar a R$ 30 milhões, de acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A mudança de horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Conta mais barata

A conta de luz durante e operação deve ficar mais em barata para os consumidores de Brasília, já que o Operador espera que na região a demanda por energia caia até 6%. Goiás não fica muito atrás e por lá a demanda deve cair 5,9% no período.

Em São Paulo, espera-se uma queda de 4,4% na demanda por energia, o equivalente a 885 MW a menos. O mesmo percentual é esperado no Espírito Santo - o que equivale a 60 MW. No Rio de Janeiro, a demanda poderá ficar até 3,6% menor, ou 235 MW a menos.

Considerando as regiões, a demanda no sistema Sudeste/Centro-Oeste deve cair 4,4%, ou 1.789 MW a menos. No Sul, a queda percentual pode ser pouco maior, 4,5%, ou 490 MW.

Aproveite para mudar hábitos

Com o horário de verão, a conta pode sair mais barata, pois os consumidores aproveitam mais a luminosidade natural. Porém, com o calor, também aumentam os gastos com chuveiro e ar condicionado.

Para não acabar onerando ainda mais a conta, mude alguns hábitos, como colocar o chuveiro na posição "verão" e aproveitar o sol e o calor para ficar o mínimo de tempo em casa.

fonte: http://dinheiro.br.msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário