Juventude ativa!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Projeto Santa rede


Um projeto para santificar a internet

Bate-papo, amizade, pesquisa, notícias, formação. A internet oferece uma infinidade de conexões. De clique em clique, os usuários vão acumulando endereços, imagens e textos que se sucedem de forma ininterrupta. Mas nem tudo o que é encontrado na rede mundial de
computadores contribui para a santificação. E foi justamente
pensando nisso que a Canção Nova criou o Projeto Santa Rede.


Idealizado em 2001, a iniciativa visa agregar várias ferramentas web 2.0, formando uma grande rede social evangelizadora. "Precisamos penetrar na internet para atingir e resgatar os não evangelizados que aqui se encontram. Salomão construiu o templo para o Nome do Senhor habitar. A Santa Rede visa ser esse refúgio", explica o superintendente do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Fundação João Paulo II, Jorge Aparecido da Silva.

Hoje, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online de julho passado, há 64,8 milhões de internautas no Brasil – sendo que no mundo este número chega a 1,5 bilhão de pessoas conectadas à rede. Em 1982, havia 315 sites na web; atualmente, existem 174 milhões deles. Outra pesquisa revela que o acesso a materiais pornográficos, blogar e fazer amizades são as preferências dos internautas na internet. Como evangelizar nesse universo virtual de dimensões inimagináveis?

Foi com essa pergunta que o referido projeto nasceu. O Santa Rede compreende, hoje, 22 ferramentas usadas para agregar conteúdo cristão na rede mundial de computadores. Destas, dez já estão sendo utilizadas pela Canção Nova para evangelizar.

Como surgiu a ideia

A inspiração para esse grande projeto surgiu num dia que marcou a história mundial: 11 de setembro de 2001, justamente na data que ocorreu o atentando às Torre Gêmeas, nos Estados Unidos da América. A ideia surgiu depois de uma homília de Dom Alberto Taveira para os missionários da Canção Nova, em Roma.

"Dom Alberto falou sobre a evangelização a todas as nações. Isso me trouxe uma preocupação mediante o trabalho que a gente fazia naquela época. Comecei a me questionar sobre como usar a internet para ir às nações, uma vez que ela já está disponível às nações. E eis que surgiu o Santa Rede", esclarece o superintendente de TI.

Segundo ele, o nome do projeto faz alusão ao objetivo da ação, que visa levar a santidade à internet. “Com o tempo fui deixando a ideia amadurecer de como fazer isso. Pensava em criar opções santas na rede, que não denegrissem o ser humano. Daí veio outra inspiração: usar as ferramentas que a própria web já disponibiliza para torná-la santa”.

O projeto não pretende criar uma nova internet, mas, muito pelo contrário, visa usar todos os recursos que ela oferece para evangelizar. "Se eu já tenho o YouTube, que hospeda vídeos, não preciso criar outro para fazer a mesma coisa. A sacada é postar nesta ferramenta secular o nosso conteúdo evangelizador”, acentua Silva.

Conheça as ferramentas que fazem parte da iniciativa

Até o momento, 17 ferramentas fazem parte do Projeto Santa Rede, sendo que mais cinco estão em fase de projetos e planejamento. Algumas delas já foram concluídas, outras ainda estão em desenvolvimento. Confira quais são:

Concluídas:

Portal Canção Nova
WebTVCN
Mashup
WikiCN
Gente de fé
BlogCN
Mobile
Podcast
Cadastro de Paróquias e Capelas
SecondLife
Iphone

:: Saiba mais sobre essas ferramentas já concluídas

Em desenvolvimento:

Plug4life
Rede Bem-te-vi
EAD (Ensino à Distância)
Fórum
CNGames
ChatCN

Ariane Fonseca
Da Redação da Canção Nova

fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=273812

Nenhum comentário:

Postar um comentário