Juventude ativa!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

EVENTO


Sínodo


O Sínodo é um tempo de reflexão no qual a Igreja reflete sobre sua ação evangelizadora e a partir dessa reflexão toma decisões sobre novas formas para continuar anunciando a Verdade de Jesus à sociedade do momento.

Na Arquidiocese de Vitória o Sínodo teve início em 2006 e está na fase final. No primeiro semestre de 2009 toda a Igreja Local (pastorais, movimentos, associações, equipes de serviço, etc) viverá momentos fortes de oração retomando os temas refletidos em todas as comunidades ao longo do período transcorrido: Celebração do Mistério Pascal – Igreja Missionária, Acolhedora e Aberta ao diálogo – A Ministerialidade da e na Igreja - A família – A Cultura de paz – Formação integral para a fé e o agir cristão.

No mês de junho haverá uma assembléia conclusiva.

FESTA DE ENCERRAMENTO DO I SÍNODO ARQUIDIOCESANO

O I Sínodo Arquidiocesano de Vitória do ES, está na reta final. É o fim de uma etapa longa que durou 3 anos e o início de um novo trabalho de evangelização fundamentado na escuta que foi feita durante todo este período.

Para o Arcebispo, D. Luíz Mancilha Vilela é o momento de lançar o olhar para o futuro e dar espaço a novas formas de evangelizar.

Participe da Festa que acontece no dia 23 de agosto à partir das 09hs na Praça do Papa em Vitória.

PROGRAMAÇÃO DA PREPARAÇÃO PARA O ENCERRAMENTO DO SÍNODO


De 03 a 08 de agosto – Celebrações na catedral presididas por D. Luíz Mancilha para motivar e mobilizar os diversos grupos e pastorais às 19:30hs.
2ª Feira (03)– COPAV, Congregações Religiosas e Seminaristas.
3ª Feira (04) – Pastoral Familiar, ECC, MFC, Equipes de Nossa Senhora e Setor Juventude
4ª Feira (05) – Movimentos e Associações Apostólicas (Apostolado da Oração, Legião de Maria, Liga Católica, Vicentinos, Oficina de Oração, Renovação Carismática Católica, Focolarinos e Comunidades de Vida e Aliança).
5ª Feira (06) – Catequistas (Batismo, 1ª Eucaristia, Crisma, Perseverança e Círculo Bíblico), Ministros Extraordinários (Batismo, Distribuição da Eucaristia e Testemunhas Qualificadas do Matrimônio).
6ª Feira (07) – Pastorais Sociais, Cáritas, CJP, Associação das Escolas Católicas.

De 09 a 15 de agosto – Semana da Família
Reunião 4ª feira para concluir Círculo Bíblico. O material estará disponível nos escaninhos na 1ª quinzena de julho.

16 a 21 de agosto – Semana Missionária Sinodal
Domingo (16) – Encerramento da Semana da Família e Abertura da Semana Missionária – Visita missionária domiciliar que poderá estender-se durante toda a semana. O material está sendo preparado pelo COMIPA. (Roteiro de orações diárias que serem organizadas pelas paróquias e comunidades).

PROGRAMAÇÃO GERAL ENCERRAMENTO DO SÍNODO

DATA: 23 DE AGOSTO
LOCAL: PRAÇA DO PAPA
HORÁRIO: A PARTIR DE 08hs

08hs – Chegada da imagem original de Nossa Senhora da Penha (A imagem virá de carro até à Assembleia Legislativa e dali até à Praça será carregada pela Marinha e acompanhada pelas comunidades de Vila Velha. As demais Áreas Pastorais devem aguardar a Imagem ao longo deste percurso e na Praça do Papa.
09hs – Celebração Eucarística – As comunidades devem trazer bandeiras dos padroeiros ou de grupos que serão erguidas em dois momentos: 1º Quando a Imagem de Nossa Senhora passar pelo corredor na entrada da Praça. 2º No momento do Glória.
11hs – Apresentação do Documento Final do Sínodo
12hs – Benção Apostólica – Concessão de indulgência plenária – Translado da Imagem de Nossa Senhora para o Memorial da Paz. – A imagem de Nossa Senhora da Penha permanecerá no Memorial até ao final das atividades do dia.
13hs – Show com a Banda Ciros – Durante o intervalo haverá barracas de alimentos na Praça
15hs – Show com Joana
16:30hs – Benção e despedida da imagem de Nossa Senhora e encerramento das atividades.

Observações:
1. As barracas de alimentação estarão abertas desde as 07:30hs para atender principalmente quem vem do interior. Durante a Celebração da Eucaristia não serão efetuadas vendas.
2. O Documento Final estará à venda durante todo o dia.

fonte: http://www.aves.org.br/secao/1,7/sinodo

Quem quiser participar deste importante acontecimento da Igreja Católica, o valor da passagem será de R$12,00 , saindo da paroquia São José, Domingo às 6:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário