Juventude ativa!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FORMAÇÃO


Que nunca mais voltemos a falar “Você sabe quem sou eu?”!

“Importa que Ele cresça e que eu diminua” (João 3, 30).

Quando nos expomos diante dos outros, revelando-lhes nossas habilidades, nos tornamos presas de uma grande tentação do inimigo: a vaidade. Estar à frente de um exército, durante uma batalha, é ter a consciência de que provavelmente seremos os primeiros a ser atingidos pelo adversário. Isso acontece tanto no âmbito humano, quanto no âmbito espiritual.

É em vão pensarmos que estamos isentos dessa guerra espiritual. Em Cristo estamos protegidos, mas não ausentes dessa batalha.

Todos nós temos necessidade de ser elogiados, aplaudidos e admirados pelos demais. Por carência, desejamos a atenção e o cuidado das pessoas que nos cercam. Essas são características humanas que trazemos conosco. No entanto, precisamos cuidar para não nos entregarmos à vaidade e à vanglória. Essa ostentação ou “qualidade imoderada e infundada de quem deseja ser admirado pelos outros” pode nos fazer errar o alvo.

Uma das grandes lutas que tenho travado é a de não me deixar ser levado por esses males [vanglória e vaidade]. É preciso nos esforçarmos para canalizar todos os elogios que nos são dados para o Senhor dos nossos dons. Diante do reconhecimento dos outros o que podemos fazer é agradecer e dar glória a Deus.

Estamos errados em viver uma falsa humildade, é preciso reconhecer que o Todo-poderoso utilizou-se de nós como Lhe aprouve e que nós também cooperamos com o Senhor. Cooperar é operar com, ou seja, eu ajudo o Senhor a agir em mim e através de mim.

Acolha de bom grado os elogios que lhe são feitos, mas, volte-os para Deus e glorifique-O. Ser simples, dar o melhor de si no trabalho que lhe foi designado – sendo ou não visto pelos outros – é um bom exercício para vencer a vaidade. Humilhar-se e viver como um discípulo, aquele que sempre está disposto a aprender, também nos ajudará a vencer essa tentação.

Que nunca mais voltemos a falar “Você sabe quem sou eu?”! Que nunca mais queiramos agradar aos outros e realizar a missão para sermos reconhecidos, mas que tudo seja para a Glória de Deus, como nos ensina João Batista: “Importa que Ele cresça e que eu diminua”.

Lutamos juntos,

Em Cristo,

Emanuel Stênio
Comunidade Canção Nova

fonte: http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/inf_txt.php?id=1860

Nenhum comentário:

Postar um comentário