Juventude ativa!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

FORMAÇÕES

AMIGOS: TESOUROS DE DEUS

"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro" (Eclo 6,14).




Feliz é o homem que encontra um grande amigo, pois o amigo é uma riqueza, é um instrumento de grande segurança.

A amizade nos dias de hoje tem sofrido com a mentalidade que se propaga de um individualismo dominante. O medo da abertura ao outro traz grande perigo para a formação dos filhos de Deus, pois é no relacionamento que Deus trabalha nas Almas santificando-as.

É preciso assumir esta verdade: "O homem precisa de amigos". Este assumir já é um passo para acolher a amizade com toda riqueza. É preciso, pois, não desprezar as Escrituras Sagradas que em Eclo 6 nos fala desse bem precioso que é o amigo.

O precisar relacionar-se é próprio à sua natureza, e nesse relacionamento é muito normal que a demonstração de carinho e afeição seja especial entre eles. O único perigo está em encerrar-se na exclusividade, o que nega a própria essência da amizade cristã, que por si só leva a Deus e à comunidade.

Este é o termômetro para saber se você tem uma BOA AMIZADE: Este seu amigo o leva para Deus? Nesta amizade você encontra abertura, crescimento, conversão? Quando alguém entra em nossa vida sempre modifica algo em nós, é preciso analisar a luz de Deus se estas modificações trazem um bem verdadeiro.

No texto de Eclo 6, 5-17 o autor declara que para se ter um amigo de verdade, deve-se adquiri-lo pela prova, nos momentos de tristezas e angústias. Para a linguagem bíblica esta é a amizade valiosa, regada por lágrimas de partilha.As amizades ocasionais, muitas vezes adquiridas em festas podem acabar na hora da tribulação. A amizade que nasce da partilha de vida, na alegria e na dor, esta realmente se sustenta.

Os amigos de fé são grande auxílio na caminhada para Deus, é essencial amigos com quem partilhemos nossa vida de oração, nossas lutas, nossas vitórias, nossos fracassos. Amigos que nos aceitam e acolhem, amigos que nos levantem quando caímos, amigos de Deus. Amigos capazes de dar a vida pelo outro, pois nos diz Jesus: "Não há maior amor do que dar a vida por aquele que se ama".
Você tem amigos assim?Amizade é isto: a capacidade de demonstrar concretamente o amor aos irmãos e assim quanto mais amor ao irmão mais inflamado será o amor de Deus. Existe a expressão que diz que o cão é o melhor amigo do homem, infelizmente na vida de muitas pessoas o cão ocupa o lugar que é devido ao amigo, mas este animal ou qualquer outro não traz nenhum desenvolvimento ao homem, porque através do homem é que Deus se manifesta. É na presença de meu melhor amigo que Deus dá o maior testemunho do seu amor.
Peçamos a Deus amizades santas mas não só isso, mas que nós também possamos ser AMIGOS VERDADEIROS, presença de Deus na vida dos irmãos, pois nada falta onde existe o AMOR."Já não vos chamo servos; mas vos chamo AMIGOS ..." (Jo 15, 15).


Nenhum comentário:

Postar um comentário