Juventude ativa!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

ENQUETE DE FEVEREIRO

VOCÊ É A FAVOR DA PÍLULA DO DIA SEGUINTE?
LEIA AS OPINIÕES E VOTE NO QUADRO AO LADO
.
"Anticoncepção de emergência é a administração de medicamentos até 72 horas após a relação desprotegida ou acidental visando evitar a gravidez.Também é chamada de pílula do dia seguinte.Dentro de suas características só deve ser usada em caso de emergência e não como método anticoncepcional de rotina.
Nem sempre surte resultados e pode ter efeitos colaterais intensos.Usada até 24 horas da relação tem um índice de falha de 5 %. Entre 25 e 48 horas o índice de falha aumenta para 15 % e entre 49 e 72 horas o índice chega a 42 % de falhas.Isto significa dizer que deve ser usada tão logo seja possível após a relação desprotegida.Deve sempre ser receitada por médico ginecologista e não pode ser usada de maneira habitual. Ou seja é de emergência."
.
Alerta: Pílula do dia seguinte - banalização e incerteza.
"Conhecida como pílula do dia seguinte, pílula de emergência, pílula do aborto, pílulas pós-coitais, tem seu uso banalizado, a dose até dez vezes maior que os anticoncepcionais, pode levar a alterações cromossômicas em gerações futuras.

No início era indicada apenas para prevenir a gravidez em casos de violência sexual e acidentes com o rompimento do preservativo, evitando-se assim gestações indesejadas.

Duas posições a respeito do caráter abortivo do medicamento, a primeira considera que uma das ações do fármaco é exercida após a fecundação, impedindo a implantação do óvulo, assim a pílula seria abortiva, a segunda não o considera como abortivo ao dizer que a principal ação do mesmo é a nível de impedir a fecundação do óvulo.

Independente de teorias e proposições, o maior problema é que seu uso não está sendo para os princípios aos quais foi produzido, passando a ser comprado e usado indiscriminadamente por jovens que o consideram um método anticoncepcional de uso rotineiro.Sabemos que o objetivo do uso da pílula do dia seguinte não é este, e isso começa a trazer transtornos para a saúde das usuárias que tomam freqüentemente o medicamento, causando desarranjos no sistema circulatório chegando a surgir em alguns casos trombose (um coágulo dentro do vaso sanguíneo impedindo o fluxo normal do sangue), irregularidades menstruais, além disso, pode ocorrer surgimento de acnes, náuseas, dores nas mamas, vômitos como efeitos colaterais.
.
Distribuição de pílula do dia seguinte no carnaval gera polêmica
"Recife e Paulista, em Pernambuco, irão entregar kit de emergência com contraceptivos. Igreja não gostou da iniciativa e afirma que irá entrar na Justiça.

As prefeituras do Recife e de Paulista (PE) vão distribuir, durante o carnaval, pílulas do dia seguinte, usadas para impedir a gravidez após a relação sexual. A Igreja não gostou da iniciativa e afirma que irá entrar até na Justiça se autoridades não voltarem atrás.

As mulheres que fizerem sexo sem proteção vão ter direito a um kit de emergência. Cada estojo contém dois contraceptivos conhecidos como pílulas do dia seguinte, uma camisinha masculina e uma feminina. As prefeituras argumentam que as pílulas do dia seguinte podem prevenir a gravidez indesejada. A Igreja não gostou da idéia e resolveu tentar impedir a distribuição das pílulas do dia seguinte no carnaval. Para a Arquidiocese de Olinda e Recife, os comprimidos estimulam a prática do sexo e até mesmo do aborto.

Se as prefeituras insistirem nessa medida, a Igreja diz que vai entrar com uma ação na Justiça. “É uma decisão criminosa porque fere todos os princípios de defesa da vida e da sua concepção. A gente entende que a vida tem início a partir da fecundação. A prefeitura tem que orientar a população a não tomar esse caminho de cultura da morte”, disse Vandson Holanda, da pastoral da Saúde.

Prevenção

Alheio à polêmica, mas atento à prevenção, o Ministério da Saúde vai enviar aos estados e ao Distrito Federal, na próxima semana, quase 20 milhões de camisinhas para o carnaval. Já em Salvador, como acontece há 11 anos, o Bloco da Camisinha pretende distribuir 50 mil preservativos entre os foliões. "
Fonte:http://g1.globo.com/Carnaval2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário