Juventude ativa!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

PAPO JOVEM - JUVENTUDE E ÁLCOOL





Hoje vamos falar de um assunto delicado, um problema – tanto social quanto espiritual – que toma cada vez mais proporções maiores. O álcool pode entrar na vida das pessoas de várias formas, sempre de maneira fácil e ingênua, já que é considerado uma droga lícita, ou seja, legal. Isso não tira dela o fato de ser uma droga.

A iniciação ao álcool se dá cada vez mais cedo. No Brasil, ela ocorre aos 12 anos e meio, enquanto nos anos 90 acontecia aos 14. Estudos comprovam que dos adultos que haviam começado a beber antes dos 14 anos, 47% se tornaram dependentes; entre os que iniciaram o consumo a partir dos 21 anos, o porcentual de dependência foi de 9%. Sendo assim, quanto mais cedo se der a iniciação ao álcool, maiores riscos ele pode trazer para as pessoas. Além de aumentar a propensão dos jovens ao alcoolismo, o consumo exagerado de álcool na adolescência pode causar danos em regiões do cérebro ligadas à memória e ao aprendizado, a longo prazo; e o adolescente fica exposto a riscos mais imediatos, como envolvimento em acidentes de trânsito, casos de violência sexual, brigas e sexo sem proteção. No Brasil, metade dos acidentes automobilísticos fatais está ligada ao consumo de álcool entre jovens de 18 a 25 anos.

Embora seja proibida a venda de bebidas a menores de 18 anos, meninos e meninas bebem quanto querem e nos mais variados locais: postos de gasolina, bares próximos a escolas, boates, clubes e festas. E isso se acompanhado com o volante pode trazer danos terríveis e por muitas vezes irreversíveis.

E esse tal de ‘beber socialmente’ que tanto se fala? No mínimo é uma grande inverdade, para que as pessoas se tornem, cada vez mais, prisioneiras de um hábito que se torna vício. O álcool começa a afetar a habilidade do motorista a partir de uma taxa de concentração no sangue bem abaixo dos limites legais estabelecidos. Segundo a Legislação brasileira (Código Nacional de Trânsito, que passou a vigorar em Janeiro de 1998) deverá ser penalizado todo o motorista que apresentar mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, o equivalente à cerca de 600ml de cerveja (duas latas de cerveja ou três copos de chope), 200 ml de vinho (duas taças) ou 80 ml de destilados (duas doses).

Diante de tantos problemas, o pior que se pode constatar é que, em geral, a primeira experiência se dá em casa e com a aceitação da família, tornando o problema ainda mais difícil de ser enfrentado. O fato de o álcool ser uma droga legalizada gera interpretações equivocadas por parte dos pais. Eles têm sido exemplos negativos para os filhos, tornando o hábito de beber uma herança.

Cada vez mais de fala em beber para esquecer os problemas, afogar as mágoas da vida, etc... Mas será que é mesmo preciso se drogar para enfrentar os problemas? Será a bebida a resposta dos nossos problemas?

Assim como um Santíssimo, nós somos templos do Espírito Santo, e por isso devemos zelar pelo nosso corpo. Beber faz mal ao corpo e à alma, nos tornando menores e desprezados diante da vida, a ponto de não sabermos mais viver sem o álcool. Agora imagine, se somos um templo do Espírito Santo, um Santíssimo vivo, por que vamos jogar as porcarias do mundo naquilo que nós temos de mais santo? Você teria coragem de beber diante do Santíssimo? De fumar, se drogar e tantas coisas mais? O amor de Deus é maior que tudo isso. Só quem não conhece realmente o verdadeiro amor de Deus precisa destas coisas.

Fomos criados para a santidade e é isto que devemos buscar! Somos criação de Deus e o Céu foi feito para nós! Basta você buscar...



"Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade”. (I Tm. 4,12)




INFO::.
Problemas com Alcoolismo? O A.A. - ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Em Guarapari, tem sede anexo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro.





Raphael Brambati
Grupo de Jovens Juventude Ativa! - Paróquia São José
Encontro de Jovens com Cristo - Paróquia São Pedro
Vocalista da Banda Tronus
Colaborador do juventudeativa.com

Um comentário:

  1. cvs estão de parabens continui assim pois o futuro da sera nos a juventude de hoje.enm cada momentode suas vidas sera dedicadea a Deus por mais tempo que dedique ainda sera pouco para obra deo senhor.bjos para todos vcs da JA.saudades.

    ResponderExcluir