Juventude ativa!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MÚSICA: Hino da JMJ 2011 é lançado em três versões


Hino da JMJ 2011 é lançado em três versões

O hino da Jornada Mundial da Juventude, um dos símbolos mais característicos e marca sonora do evento, foi lançado na segunda-feira, 8, véspera da Festa da Virgem de Almudena, padroeira de Madri.

O título da música é Firmes en la fe (Firmes na fé, livre tradução). A interpretação ficou a cargo da Joven Orquesta de la Comunidad de Madrid (JORCAM, Orquestra Jovem de Madri, livre tradução) e do coro da Escolanía de El Escorial. Os dois grupos também participaram da gravação do hino, que será distribuído em CD a partir do próximo dia 19.

O hino foi gravado em três versões: uma litúrgica, outra instrumental para grandes coros, e uma versão popular com acompanhamento de guitarra. Um vídeo musical do hino, em versão multilíngue, será distribuído mais adiante.

Acesse
.: Versão pop do Hino da JMJ 2011
.: Versão instrumental do Hino da JMJ 2011
.: Versão litúrgica do Hino da JMJ 2011
.: Partitura, letra e acordes do Hino


A canção acompanhará os jovens na preparação e celebração da JMJ de Madri e baseia-se em um texto do Apóstolo São Paulo – “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2, 7) – escolhido pelo Papa como tema da Jornada.

O hino possui sete estrofes. O refrão é:

Firmes en la fe, caminamos en Cristo,
Nuestro Amigo, nuestro Señor.
¡Gloria siempre a Él! ¡Gloria siempre a Él!
Caminamos en Cristo firmes en la fe.


Em livre tradução:

Firmes na fé, caminhamos em Cristo,
Nosso Amigo, nosso Senhor.
Glória para sempre a Ele! Glória para sempre a Ele!
Caminhamos em Cristo, firmes na fé.


O autor da letra é o coordenador geral da JMJ e bispo auxiliar de Madri, Dom César Franco. “As estrofes realçam a Humanidade santíssima de Cristo ao estilo da tradição mística espanhola e pretendem aproximá-la dos jovens”, afirma.

O compositor de música religiosa, padre Enrique Vázquez, foi encarregado de colocar a letra em forma de música. Vázquez recordou que o processo de composição do hino teve como primeiro objetivo “uma melodia que ajudasse a entender o texto, cantá-lo e rezá-lo”.

“As estrofes começam com um caráter mais lírico, que reflete o assombro, a admiração e o agradecimento diante da Pessoa e obra de nosso Redentor”, complementa o sacerdote.

Fonte: Canção Nova | Jovens Revolucionários

Nenhum comentário:

Postar um comentário