Juventude ativa!

sábado, 16 de outubro de 2010

PAPO JOVEM:Trafegando pelo caminho da castidade.



Trafegando pelo caminho da castidade


Eu ando com pensamentos muito castos ultimamente, sabe!

Não que já não os tivesse, o fato é que algumas situações têm chamado minha atenção para esse assunto : CASTIDADE.

Atualmente, nós jovens possuímos uma vida afetiva cada vez mais conturbada e digamos "badalada". Creio fielmente que isso se dê por motivos bem óbvios e visíveis a todos nós, nossa sociedade perdeu alguns valores importantes para a formação de um indivíduo, o homem perdeu ao longo do tempo a concepção de limite que nos dias de hoje significa "aquilo que devo sempre e independente de qualquer coisa superar".

O verbo amar poetizado magnificamente por Drummond tornou-se coisa banal, hoje se ama qualquer um ou qualquer coisa a qualquer momento.

"Eu te amo!"

Frase bonita que perdeu o seu verdadeiro significado, as pessoas o dizem sem refletir antes o que essas três palavras carregam consigo. Não estou generalizando, é claro que há aqueles que amam verdadeiramente e aprenderam ao longo da vida o que essa frase quer dizer e o peso que ela possui.

Voltando ao assunto principal...

Façamos uma analogia, digamos que nós sejamos pedestres trafegando numa grande rodovia super movimentada de Sampa e que a mesma seja o árduo caminho da castidade. Árduo porque?

Imagine-se no meio da rodovia, é no meio mesmo! Onde os carros passam a todo momento em alta velocidade. Consegue imaginar?

Certamente, você teria grandes dificuldades de continuar aí, caminhado entre eles, em algum instante você poderia se desconcentrar, perder o foco e ... já sabe né?

Os automóveis velozes e numerosos são como as barreiras que encontramos para realmente vivenciar de forma plena a castidade em nossas vidas.

Muitas vezes nos descuidamos e perdemos o foco no horizonte que temos à frente, normalmente as batidas que consequentemente sofremos deixam marcas em nós e muitas vezes difíceis de remover.

Particularizando um pouco a castidade e voltando-a para os relacionamentos afetivos (as paixões), percebemos que o "ser casto" equivale hoje para nossa juventude a " ser careta".

Ninguém é de ninguém! Eis o lema engrandecido pelos jovens. Relacionamento sério hoje é taxado como causador de problemas e nada mais.

Para muitos o verbo ficar substituiu o amar, tornou-se normal beijar várias pessoas em uma mesma noite sem ao menos saber o nome ou manter uma relação, desculpe-me a palavra mas "idiota" com outra pessoa baseada apenas em beijos e carícias. Diálogo? Jamais!

Decididamente isso passa longe do normal!

As pessoas não nutrem mais respeito por si e muito menos pelo outro. Limite? Isso não existe, não é verdade?

Nós jovens queremos nos preencher e não importa como.

As dúvidas nos cercam nesse período de transição.

Quem sou? O que eu devo fazer? Porque isso é proibido e quem disse que é?

Mas necessitamos nos atentar para algo importante, o mundo não liga para os nossos questionamentos, jamais se iluda achando que ele lhe oferecerá respostas, ao contrário disso, ele lhe dará mais questionamentos.

Viver castidade não significa unicamente dedicar-se á uma vida sacerdotal.Você não precisa ser freira ou padre para ser casto!

Vive-se a castidade no dia a dia, dizendo não a muitas coisas oferecidas pelo mundo, isso não significa que você não irá cair em tentação pois como tantos dizem "errar é humano". Quando se vivencia a castidade, as quedas tornam-se menos impactantes, quem a vive experimenta a sensação de ter uma base confortável para amenizá-las.

Enfim viver a castidade é o normal!

A castidade se constrói aos poucos, não adianta radicalizar abruptamente. É preciso semear, regar, cuidar e esperar (agindo) para ver a árvore crescer e dar frutos. Mas saiba que em meio aos bons, nascem também os ruins, é preciso separá-los atentamente. É indispensável que você visite sua árvore todos os dias, regue-a mais um pouco, alimente-se de seus "bons" frutos, mas caso você se descuide e acabe consumindo algum fruto ruim, não se preocupe a árvore da castidade também lhe oferecerá uma boa sombra para descansar e refletir. Basta que a cultive dentro de você!

               
Jéssica Milena
Teixeiras de Freitas -BA
@Milennabarbosa 

4 comentários:

  1. Ei Jê, Parabéns, ótimo post.
    Minha amiga é muito Chick, no JÁ?!
    Agora que vai se achar mesmo. kk
    Brincadeiras a parte, você merece miga, sua escrita é viciante. E quando fala dos assuntos de Deus então, melhor ainda.

    E o que digo?

    "Enfim viver a castidade é o normal!"

    Pena que nem todos pensam assim néh? Adorei a analogia (R.s) bjO*

    ResponderExcluir
  2. hehe Minha nova amiga,escreve bem demais da conta,confira o blogger PITORESCO no link no final da postagem, quem sabe um JÁ em Teixeira de Freitas,Massaa heim!! hehe

    ResponderExcluir
  3. perfeitoooooooooooooooooooooooooooo!
    É dificil ser casto nos dias de hoje, naoo por causaa das tentaçoes elas sempre existiram, mas pela falta de ensinar os jovens os verdadeiros valores que regem o ser humano e o tornam HUMANO!
    infelizmente vejo uma juventude que vive sem regras e que acha que são super herois!Se esquecendo de que no mundoo real quem faz a diferença são pessoas comuns! e que em meio a sociedade injusta escolheram colocar a cara a tapa e lutar por algo de valor!
    Sinto falta do tempo em que ser jovem era sinonimo de Esperança.....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! Sempre bom gente nova aqui no Blog!
    E quanto à mensagem de castidade, sem comentários né, muito 10!
    Deus abençoe!

    =]

    ResponderExcluir