Juventude ativa!

sábado, 12 de junho de 2010


Namorar é muito bom
O namoro é uma grande conquista antes do casamento


Penso que toda pessoa deva ter alguém na vida para partilhar as suas alegrias e tristezas, conversar, brincar, descontrair-se. Algumas escolhem ter muitos amigos e por isso colocam nestas relacões de amizade estas possibilidades de partilha. Mas além dos amigos, outras se sentem atraídas por alguém em especial, que lhes causa certo desejo de estarem juntos, brotando sentimentos e emoções imotivadas quando se encontram, os olhos brilham, o coração bate mais forte: acontece o enamoramento, primeiro sintoma de um amor que pode amadurecer até um casamento feliz. Isso leva tempo e é preciso explorar bem todas essas emoções, cruzar isso com a razão, polvilhar com muito diálogo e uma partilha aberta e irrestrita de vida. A isso tudo podemos chamar de namoro, uma fase a vida de quem é chamado a viver com alguém, que começa e nunca termina, pois ao terminar o namoro, acabou o amor.

Muitos casamentos entram em crises profundas pela falta de namoro. Pensam que depois que estão casados, portanto, morando juntos, isso ficou para trás. Mas é exatamente o contrário, a fase mais extraordinária do namoro é o casamento. O matrimônio proporciona a melhor hora de namorar e namorar muito se os cônjuges buscam ocasiões para estarem juntos e apreciarem a presença um do outro, passear e conversar muito, fazer planos para o futuro e para os filhos, descontrair, beijar e amar-se profundamente.






Essa é uma leitura amadurecida de um relacionamento que não deixou as dificuldades próprias da vida colocarem sombras sobre toda luz que emana de duas pessoas que se amam, que cultivaram este amor e que querem crescer juntas e terem uma vida cheia de sentido e prazer. O prazer, sobretudo o sexual, é uma graça própria do sacramento do matrimônio, fonte de alegria, como diz a Encíclica Casti Connubbi, do Papa Pio XI, a qual citei em outro artigo sobre castidade conjugal (você pode ler neste Blog).

O namoro é uma grande conquista antes do casamento e depois do casamento. Podemos até fazer comparação com o amor de Deus, que é um amor apaixonado. Estamos chegando no Dia dos Namorados e eu quero convocar os casados a reconquistarem as suas esposas ou seus maridos, convidando-os a retomarem urgentemente o namoro. Namorar é tão bom que eleva a alma a Deus, produz efeitos positivos na saúde física e psíquica da pessoa. O amor começa no namoro e tende a acabar quando o namoro para. É tempo de retomada, caprichem!

Se você não é casado ainda, e não tem namorado(a), busque a pessoa certa, o que não quer dizer perfeita, e não tenha medo de namorar, deixando o sexo para depois do casamento. A pessoa é construída pelo amor que lhe damos, se ela for receptiva. O amor nasce de encontros, de olhares, perca o medo e deixe-se levar pelas emoções, invista e insista nos sentimentos. 

Veja também: Os dez princípios do namoro cristão 

Boa semana a todos. Deus os abençoe. 
Diácono Paulo Lourenço 
Fonte: Canção Nova

Um comentário:

  1. Sim concordo plenamente, namorar é muito bom, eu mesmo já namorei e namorei muito, 7 anos, hoje sou noivo e o que gostaria de passar a quem começa está nova descoberta é que,eu sempre fui de uma familia catolica, vivia na igreja desde muito pequeno, mais com o passar dos anos fui me afastando e quando conheci minha namorada eu já não estava tão em Cristo e deixei minha vida e meu namoro percorrerem por caminhos não cristãos, tudo era muito dificil, brigas , ciúmes, desconfianças...terminamos varias vezes, poderia citar milhões de problemas, e o que eu tinha em mente era que se tivesse sexo tudo se resolvia, se ela se entregasse a mim é porque ela me amava, e que se eu me entregasse a ela é porque eu a amava,foi quando a pouco tempo atras fui convidado a participar de um encontro com Cristo, depois de tanto tempo afastado pensava eu. Será que Deus é capaz de me fazer mudar? Esqueci que ele é o senhor de todas as coisas, e fui para aquele encontro com uma vontade de ser restaurado com uma vontade de viver uma vida nova, e assim se fez, hoje desde este dia vivo na presença de Deus, foi a escolha que fiz pra minha vida, só não sabia que tudo aquilo que achava certo cairia por terra e que Deus me daria uma percepção nova do que é o amor.Hoje mesmo com muita dificuldade de levar meu noivado de uma forma Cristã tenho lutado com todas as forças para que Deus ilumine meus caminhos e não me deiche cair em tentação, de tudo isso o mais importante é que gostaria de passar para vocêis que nada é melhor do que viver o amor de Deus, nada é mais maravilhoso do que poder vivenciar o amor de Deus, e hoje vivendo na presença dele vivo feliz, vivo um amor pleno, que se controi e se renova a cada dia.Tudo melhorou e sei que com Deus em minha vida tudo ficara ainda melhor.

    ResponderExcluir