Juventude ativa!

domingo, 30 de maio de 2010

VOCE SABIA?




O que é EJC ?



O encontro de jovens com Cristo (EJC) é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador. É o instrumento através do qual o jovem deve adquirir, lentamente, o sentimento de que:

- A sociedade precisa ser salva.
- Ele próprio precisa ser salvo.
- A Fé e a Igreja são os instrumentos dessa salvação.
- O Cristo e a Doutrina são o caminho para alcançar essa salvação.

O EJC tem como motivação única levar Cristo aos jovens, dando a eles oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor de Deus.

O Encontro de Jovens com Cristo não se resume nas atividades de três dias, pois o importante é o jovem querer viver e agir como Jesus propôs aos seus seguidores. O EJC é uma atividade cuja dinâmica se inicia meses antes do Encontro e se estende, através do Pós-Encontro, até o engajamento total do jovem em uma comunidade cristã:

“A Igreja evangelizadora faz um veemente apelo para que os jovens nela busquem o lugar de sua comunhão com Deus e os homens, a fim de construir A CIVILIZAÇÃO DO AMOR e edificar a paz na justiça.” (Puebla, 1979)

Qual propósito do EJC ?


EJC é um Serviço de Igreja que tem em vista levar Cristo aos jovens, levando a eles uma mensagem de esperança em si próprios, no próximo e em Deus.


O Encontro de Jovens com Cristo deve ser instrumento da Igreja para a salvação dos jovens. É ferramenta de evangelização. É alavanca de conversão.

Através do EJC o jovem deve se descobrir como pessoa, como tendo valor, consciência e liberdade.

Através do EJC o jovem deve descobrir o mundo que está ao seu redor, com seus graves defeitos e sua imensa beleza. E, descobrindo o mundo, encontrar o próximo e com ele conviver, ajudando-o e nele se apoiando. Através do EJC o jovem deve compreender a necessidade de valores absolutos e de um Ser Supremo que está por trás desses valores. E, assim compreendendo, encontrar Cristo e, através Dele, ver e alcançar a Deus. É o encontro da juventude com a Fé e a Igreja de Cristo. Essa compreensão da natureza e das conseqüências do EJC é o caminho através do qual os propósitos do EJC podem ser estabelecidos. Como instrumento da Igreja, o EJC tem uma missão evangelizadora. Como forma de propiciar o encontro do jovem consigo mesmo, com o próximo e com Deus, o EJC tem uma missão de conversão.

O que significa evangelizar? Evangelizar é o conjunto de ações que leva alguém à conversão, através do Evangelho. A Evangelização visa a mudança do jovem, através do anúncio da Palavra e da Figura de Jesus Cristo. Visa a fazer com que ele conheça, ame e, portanto, encarne Jesus e suas exigências na própria vida.

O que significa conversão? Significa mudar, adotar uma nova maneira de viver. Não a mudança de aparência, à moda dos fariseus. Mas a mudança interior, de convicções, de aceitação, de comportamento, de compromissos. A conversão é um processo contínuo, diário. Até que o jovem possa se revestir “do homem novo, criado segundo Deus, na Justiça e santidade da verdade”(Ef. 4, 24). A conversão profunda é difícil e leva tempo. Requer estudo, reflexão, orientação, crença, humildade, testemunho, vivência cristã, apoio comunitário, muita oração.

 XIII  EJC em Guarapari


Esta acontecendo neste final de semana , nos dias 28 á 30 de Maio.Envie suas oraçao em nosso comentario pra aumentar-mos essa corrente de evangelizaçao.
Participe da missa de encerramento neste Domingo as 19h00 na Paróquia Sao Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário