Juventude ativa!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TESTEMUNHO


História de vida de Tony Melendez



José Antonio Meléndez Rodríguez (Rivas, 09 de janeiro de 1962), mais conhecido como Tony Melendez tem uma história de vida muito comovente. Guitarrista, compositor e cantor Nicaraguense, famoso por sua habilidade de tocar violão com os pés, nasceu sem os braços por causa da ingestão do medicamento talidomida por sua mãe durante a gravidez.


Tony é o segundo de quatro filhos que formaram a casa de José Angel Melendez Escoto (San Salvador, El Salvador 1939, Los Angeles Ca 1984) e Sara María Rodríguez (Rivas Nic. 1943), nasceu sem braços devido à devastação da medicação prescrita por um médico da ordem de sua mãe durante a gravidez. A droga Talidomida deve aliviar os efeitos da náusea na primeira metade da gravidez, mas os seus efeitos deixaram conseqüências graves, a droga ocasionou deformidade em milhares de crianças, que nasceram sem braços, sem pés ou sem o pênis.

Devido às más condições de saúde que existiam na América Central na década de sessenta, a família decidiu se mudar para Meléndez, E.U.A.. Por muitos anos a família teve que se adaptar a um modo de viver com limitações de determinados materiais. Mas, com raízes profundas e espirituais.

Tony jogou futebol (soccer) em chinês High School, não tinha limitações durante os seus estudos, e odiava os braços artificiais, que, durante algum tempo, acabou em uma lixeira. Hoje ele é casado e tem dois filhos, que são a sua maior inspiração.

Foi seu pai quem lhe deu aulas de violão, em primeiro lugar. A velha guitarra espanhola, que pertencia a seu pai, é um dos seus mais preciosos tesouros. Deus te abençoe.

Ainda hoje, nos Estados Unidos, reside na cidade de Branson, MO, carregando uma movimentada agenda de shows, palestras motivacionais que têm sido acompanhadas pela escrita de um livro: "A Gift Of Hope" ("Um presente de esperança "), escrito em inglês, agora traduzido para o castelhano.

É famosa a interpretação da juventude em 6000 Universal Amphitheater Los Angeles 15 setembro 1987, para o Papa João Paulo II. Depois que Tony terminou de cantar a música-tema "Nunca seja o mesmo", O Papa, de repente saltou do palco e caminhou até a plataforma onde ele estava, beijou e felicitou-o.

As palavras do Papa foram: "Tony, você é realmente um homem corajoso, jovem. Está dando esperança a todos nós. Meu desejo para você é que continue dando esperança a todos os povos."

Ele também escreveu um livro chamado "Não me diga que você não faz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário