Juventude ativa!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

FORMAÇÃO

OS DESAFIOS DA JUVENTUDE DE HOJE



O grande desfio da juventude de hoje, prende-se com a influência.

O grande desfio da juventude de hoje, prende-se com a influência. A adolescência e juventude são caracterizadas por uma vulnerabilidade para a influência. Por outras palavras, os jovens são extremamente influenciáveis, pois ainda não definiram conclusivamente seus padrões de valor e conduta. É desta forma que muitos jovens têm enveredado por caminhos, estilos de vida, que aparentam liberdade e prazer, mas levam à frustração e destruição. Consumo de drogas e álcool, promiscuidade sexual, pornografia, são alguns exemplos. Verificamos, assim, lamentavelmente, uma juventude perdida, confusa, frustrada… porque as referências que a influenciam são inapropriadas.

Neste contexto, a
juventude cristã tem um desafio sem precedentes. É o desafio de influenciar, de ser luz e sal, de ser referência, de fazer discípulos.

É necessário estar contextualizado, apercebido das mentalidades e das tendências. É necessário estar perto daqueles que estão perdidos: amá-los e abraçá-los. Parece um contra-senso. Mas não é. Jesus é descrito como “… santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores…” (Hb 7, 26), mas foi também chamado “amigo de cobradores de impostos e pecadores” (Mt 11,19), pois comia com eles; estava perto deles.Este é o desafio para a geração cristã. Nada de mistura com o mundo, mas também nada de isolamento. Não ser camaleão, nem porco-espinho. Separados, mas em contato. Uma diferença radical e uma identificação radical. Não chega sermos diferentes. Precisamos tornar os outros diferentes!

Para que isso seja uma realidade será imprescindível um relacionamento de intimidade com Deus; conhecimento e prática da Palavra; ser cheio com o Espírito Santo. O caminho é a oração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário