Juventude ativa!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FORMAÇÃO

OS ANIMAIS VÃO PARA O CÉU?

Tive um cachorrinho muito bonitinho e amigo, chamado Kiko, quando eu era criança. Viveu em torno de 13 anos. Quando ele morreu sofri muito e fiz o propósito de nunca mais ter um cachorro, pois a dor da separação me pareceu muito grande. Até hoje lembro com carinho do meu cachorrinho branco, de olhos verdes e focinho vermelho. Ele era meu amigo e, por isso, quero acreditar que o encontrarei um dia no céu. Como não encontrá-lo no céu, se Deus ama toda a natureza e os animais?



Também São Francisco de Assis e Santa Clara chamavam os animais de irmãos: irmão pássaro, irmão coelho, irmão cordeiro, irmão falcão, irmã cigarra etc. No entanto, mesmo que isso doa, é preciso dizer que a Igreja nos ensina que os animais não vão para o céu. Ele possuem apenas uma natureza transitória. Não são eternos. Mas isto não deve nos impedir de continuar a amá-los, mesmo que já não estejam mais ao nosso lado.


Leia o artigo abaixo, que é uma coletânea de explicações encontradas na internet:

"No céu a felicidade que teremos consistirá em possuir a visão beatífica, isto é, a visão de Deus. Essa visão que nos dará uma felicidade absoluta e eterna, é uma visão intelectual que só o anjo e o homem podem ter. Os animais não possuem possibilidade de conhecimento intelectual. Portanto, eles não podem ir ao céu"…

… "Eles são capazes de se relacionar, mas não são capazes de amar no verdadeiro sentido da palavra, porque amar é algo gratuito, desinteressado. Os animais amam quando recebem algo, quando se habituam… Por este motivo não conseguiriam estabelecer relação de
amor com Deus. Ora bem, eu penso que se não estabelecem relação de amor com Deus, não tem sentido pensar que eles possam ir para o céu."

"Os animais possuem um princípio vital; só vivem enquanto vive o corpo. Não vão para o céu, como os homens, após a morte. Os homens são possuidores de uma alma espiritual, racional e indestrutível; os animais não possuem uma alma racional e indestrutível.

Podem perguntar alguns: qual o propósito Divino em criá-los?

O propósito Divino é o da manifestação da Sua glória e da Sua Bondade infinitas, através da obra da criação. Tudo aquilo que Deus criou existe eternamente na mente Divina."

Isto já representa um consolo para nós, sabermos que sempre existirão na mente de Deus, não é mesmo? Se todas essas criaturinhas foram criadas por Deus, podemos acreditar que eles sempre terão um cantinho especial no Coração do Pai do céu.

Fonte:

Um comentário: